terça-feira, 17 de novembro de 2009

FALANDO DE EDUCAÇÃO COM QUEM É DA EDUCAÇÃO



No último dia 23 de maio de 2009, o Prof. Michel França a convite da emissora de Rádio e Televisão Super Rede Boa vontade, participou de um debate sobre o “O papel das novas tecnologias de informação nas práticas sociais e educacionais. ” Nascido em 1975 na cidade de Jandira/SP, Michel Marcelo de França graduou-se no curso Letras em 2002. Concluiu seu mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC em 2007, no departamento de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL. Atualmente é aluno do programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP no Instituto de Estudos Lingüísticos - IEL. Desde 2005, atua como pesquisador e professor na Universidade Bandeirantes – UNIBAN, nos cursos de Letras e Pedagogia e é coordenador pedagógico do Centro de Referência à Informação e ao Aprendizado (CRIA).
Segundo a emissora que promoveu o debate, foram recebidas diversas ligações solicitando a reapresentação do programa, desde então a entrevista já foi ao ar três vezes devido à repercussão e à importância do assunto em pauta. Indagado sobre várias questões, Michel França demonstrou clareza e conhecimento amplo sobre o assunto, falando da importância de projetos de inclusão digital na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Destacou também a necessidade de cursos de formação e letramento digital para professores e educadores como forma de promover um modelo educacional condizente com o contexto atual configurado pelo advento da Internet dentre outros recursos midiáticos. Segundo Michel França, “a escola como é o lócus do conhecimento, então tem o papel formador, tem que estar preparada para formar as próximas gerações para que possam viver nessa nova realidade de relações humanas, de relações de trabalho, de negócios que atualmente é mediada por recursos digitais. É necessário proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades e competências para que as pessoas possam obter sucesso na suas práticas sociais cotidianas.”
Michel França finalizou sua participação no programa enfatizando a necessidade de se promover políticas públicas que visem ao desenvolvimento de projetos educacionais que atentem à importância da educação mediada por computador e outros recursos midiáticos como uma forma de inserção social qualitativa, destacando a construção do sujeito ativo e autônomo, capaz de aprender a aprender, tal como sugerem grandes pensadores da área do desenvolvimento humano como Philippe Perrenoud e Howard Gardner em seus estudos sobre Múltiplas Inteligências e Múltiplas Competências, que inclusive, estão na base dos Novos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Programa de Formação e Professores Alfabetizadores do MEC.