sábado, 20 de agosto de 2011

UNIBAN/2011- 2º SEMESTRE - PROJETO ALDEIA DIGITAL


ATIVIDADE - I


Desenvolva uma reflexão a respeito de uma das questões que foram apresentadas e debatidas na aula: "As novas Tecnologias no contexto Escolar"

1. Uso crítico-reflexivo das TICs;

2. Formação de professores;

3. Mudança de paradigmas Educacionais e Metodológicos;

4. Formação do sujeito Autônomo.

Contamos com o empenho e colaboração de todos os membros da ALDEIA DIGITAL.

Prof. Michel M. de França - Sistemas de Informação

44 comentários:

  1. 3. Mudança de paradigmas Educacionais e Metodológicos.

    A mudança é necessária para fazer com que as aulas se tornem mais eficazes no processo de ensino - aprendizagem e fazendo com que os alunos e professores façam parte da globalização que gera uma necessidade de informação e comunicação constante e faz com que os alunos se tornem mais autônomos.

    ResponderExcluir
  2. As escolas precisam reaver seus conceitos metodologicos e a possibilidade de uso do computador como uma ferramenta pedagógica no contexto escolar. Os professores precisam usar esses recursos tecnologicos para a produção de atividades pedagógicas assim como planejar algumas aulas em laboratórios de informatica, aulas data show isso faz com que os alunos participe mais das aulas,só que para isso as escolas precisam ter essas ferramentas. Para alguns professores a ideia desses avanços é muito interessante, já alguns tem medo e receio de utilizar esse tipo de recurso no seu papel de educador e o que essas mudanças pode modificar na aprendizagem dos alunos. As crianças e jovens de hoje já são dependentes da internet, mais muitos não utilizam esses recursos da forma adequada, então eu acho que os professores levando esse contexto de ensino para a sala de aula poderia ajudar os jovens a utilizar melhor a internet para sua educação. Sem contar que com esses avanços daqui a alguns anos a lousa e o giz serão substituidos por lousas digitais. Por isso é importante que o Professor se interage com esses novos recursos de ensino.

    Aline Gonçalves- 1ºA Curso: Pedagogia-Noturno

    ResponderExcluir
  3. Boas reflexões. O caminho é o debate entre nós educadores. Entretanto, é importante nunca esquecer que as TICs são apenas instrumentos, a verdadeira tecnologia está na capacidade de planejar e envolver os alunos no processo de construção do saber. Nós professores somos o alicerce da escola e do processo educativo e não os recursos.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia a tecnologia vem trazendo coisas inovadores para nós docentes,só que não basta apenas termos acesso a ela e sim saber usar dentro de uma sala de aula, e mais que isso usar trazendo realmente trazendo um conteúdo construtivo e não levar os alunos na sala de informatica da escola sem nem saber o que passar,digo sem o próprio docente ter consciencia do uso... antes de inserir um projeto dentro de uma sala de aula o próprio docente tem q saber usar o material o que as vezes não acontece, então professores de plantão vai a dica primeiro temos que aprender para depois transmitir o conhecimento ok, é uma critica construtiva pode ter certeza.

    Rose Cristina 1 ano de matemática osasco

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão ! compreendeu perfeitamente o conceito Vygotskyano de instrumento.O processo é tão importante o mais que a ferramenta.

    ResponderExcluir
  6. PATI , vc acha que estamos no caminho de construir algum tipo de metodologia que possa ser utilizada no processo educativo? - A pergunta também está aberta a todos o membros.

    ResponderExcluir
  7. COM A TECNOLOGIA O ENSINO MELHOROU MUITO OS CONHECIMENTOS PESQUISAS FICOU MAIS FÁCIL PARA FAZER TRABALHOS E TIRAR DÚLVIDAS SEM CONTAR QUE NAÕ SE USA MUITO PAPEL HOJE EM DIA NAS ESCOLAS É TUDO ARMAZENADO NO COMPUTADOR DADOS DA CRIANÇA
    E APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO MOSTRAR FIGURAS PARA CRIANÇA FILMES EDUCATIVOS.
    JANAINA MARQUES DE ALMEIDA 1 ANO PEDAGOGIA NOTURNO

    ResponderExcluir
  8. No meu ponto de vista estamos diante de uma mudança muito significativa, pois não seremos os detentores do conhecimento, e sim facilitadores, o conhecimento está em todo os lugares, e com o auxilio da internet o conhecimento está nas casas da maioria dos alunos, então o conhecimento está ao alcance de todos, só que para facilitarmos alguma coisa devemos ter o conhecimento das novas tecnologias, é ai o grande problema, o primeiro passo a ser dado pelo docente é sair do lugar comum, esse será o grande desafio dos professores, o restante com o conhecimento necessário será conseguencia do primeiro passo.
    Sou o Roberto 1° Matemática Campo Limpo

    ResponderExcluir
  9. Estamos presente numa sociedade onde existe por parte dela uma cobrança referente ao uso das tecnologias. Nas salas de aulas com é comum presenciarmos os jovens alunos comentarem sobre redes sociais e etc. Pesquisas e trocas de informações, é comum entre os alunos. Com uma globalização tão avançada os docentes precisam tomar ciência que é preciso reaver os conceitos antes utilizados e conceitos que precisam ser utilizados em sala de aula. Os docentes precisam buscar informações, cursos, especializações, para aprimorar os seus conhecimentos e por fim possibilitar por meio eletrônico atividades que desenvolvam a curiosidade e o aprendizado dos alunos. Não devemos fazer com que os alunos, esqueçam de folhear um livro, de utilizar um lápis, mas devemos estar consciente que hoje é uma nova era, que os pensamentos e os conhecimentos são outros, e como um bom docente, devemos mudar a partir das mudanças feitas pelo decorrer do tempo. Não devemos, nos fecharmos ao nosso mundo, devemos aprender com o mundo deles, sempre inovando.
    Talita Coelho 1º Ano Pedagogia CL

    ResponderExcluir
  10. hoje tudo está na era digital para facilitar nossas vidas porque não levar essa tecnologia para dentro de uma sala de aula pois hoje ainda há professores que estão ainda na idade da pedra e não utilizam esse conhecimento sendo que qualquer criança ou adolecente utiliza essa ferramenta, não que os metodos antigos sejam ineficazes mas mudar é necessário

    ResponderExcluir
  11. Acreditamos que o uso das TIC´s na Educação,faz com que a prática da leitura seja desenvolvida, pois para acessar os conteúdos, é necessário que o usuário tenha o mínimo de vivência prévia, porque a necessidade do mundo globalizado faz com que todos se atualizem para este universo mágico e consequentemente tornando-se bilingue em algumas palavras.Ampliando assim o seu léxico!
    Vanessa Siqueira e Debora Carloto
    2º semestre - Letras CL

    ResponderExcluir
  12. Mesmo com os avanços tecnologicos o professor continua sendo a peça fundamental para transmitir a aprendizagem em sala de aula, pois esse avanço não veio para tirar o espaço do professor mais sim para garantir melhor eficácia na atuação do professor fortalecendo o ensino e proporcionando melhores resutados na apredizagem. No meu ponto de vista as escolas deveriam abri as portas para as inovações formando seus professores e funcionários para que aprendessem uma nova tecnologia e assim obter maiores resultados. Pra mim o professor é a Luz que transmiti o conhecimento, então o professor deve fazer uma avaliação da sua vida profissional para que assim possa sempre melhorar sua prática, mais para isso ele precisa abri os braços para as novas mudanças e buscar cada vez mais o saber.

    Aline Gonçalves
    1° Ano A- Pedagogia

    ResponderExcluir
  13. O uso das TICs se tornou cada dia, necessário e complexo, pois sem a tecnologia fica difícil chegarmos a um futuro promissor.
    Para formar Professores é preciso auto se formar mentalmente, psicologicamente, buscando novos conhecimentos, pois estamos trabalhando com mentes super desenvolvidas e de diferentes exigências. Temos que quebrar o paradígma de que o Professor sabe tudo e tentarmos aprender com nossos alunos, transformando-os em sujeitos autônomos e conhecedores da sabedoria e do entendimento.
    Sebastiana Rodrigues de Oliveira
    1º Ano de Pedagogia, Noturno.

    ResponderExcluir
  14. Hoje a tecnologia na escola é essencial, pois abre caminho para o conhecimento e o mercado de trabalho mais amplo, dando início ao sujeito autônomo onde irá desenvolver trabalhos e pesquisas com base nos conhecimentos tecnológicos.
    Sara / Hélio 1º ano Matemática Campo Limpo

    ResponderExcluir
  15. Vejo que temos um longo caminho pela frente.Temos que vencer a barreira do novo ,desconhecido,e buscar pontos de atração para avançar.O meu ponto de partida é a necessidade de inclusão e o saber fazer,para desenvolver um bom trabalho.
    Vanuza/1º ano Histporia Campo Limpo

    ResponderExcluir
  16. Ao fazer o primeiro trabalho sobre as TICs, pensei em desistir da Faculdade, pois para me não existia tarefa mais difícil,praticamente não entendia nada do universo da informática e tinha pouquíssimo tempo para descobri como funcionava, mas com força de vontade, um grande incentivo de meu filho, e com todas as orientações e persistência do Professor Michel, conseguir fazer um bom trabalho e esse me ajudou muito nas tarefas diárias.
    Obrigada Professor, por ser tão insistente e não deixar que desanimássemos.
    Sebastiana Rodrigues de Oliveira
    1º ano Pedagogia, noturno.

    ResponderExcluir
  17. se o professor não acompanhar os avanços tecnologicos que acontece ao seu redor, ele vai ter uma desvantagem grande, perante os profissionais que tem como a tecnologia uma ferramenta no auxilio das aulas. Este profissional vai ficar para parado no tempo.

    Gilmar Godinho - 1º ano matematica.

    ResponderExcluir
  18. Assim como a Sebastiana,eu também achei esse trabalho dificil, por mais que eu já soubesse manusear essas ferramentas. No começo achei o professor muito exigente, pois demorou para ele falar que nosso trabalho ficou no patrão correto, mais com sua ajuda conseguimos obter sucesso no trabalho. Hoje consigo ver que tudo que o professor exigia da gente não era pra ser chato mais sim nos fazer bons empreendedores do conhecimento. Professor muito obrigada por tudo e muito sucesso pra você.

    Aline Gonçalves
    Pedagogia 1° A- Noturno- Campos Osasco.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. vc acha que estamos no caminho de construir algum tipo de metodologia que possa ser utilizada no processo educativo?

    Acho, pois ao introduzir tecnologias as aulas, os alunos ficarão mais a vontade por estar lidando com com ferramentas do seu cotidiano e assim se sentirão mais motivados a aprender, mas sempre lembrando q o processo de transmissão do conteúdo é mais importante q a ferramenta pois quem faz esse processo é o professor e não a ferramenta.

    Patrícia Shiniashiki 1ºano Matemática - Osasco

    ResponderExcluir
  21. Nós que estamos nos preparando para sermos canal de informação e conhecimento,ou melhor sujeito condutor temos está sempre um minuto à frente para sanarmos as dúvidas,pois toda tecnologia não será válido se não for aplicada e compartilhada de maneira consciente e clara.
    Vanuza 1º ano de historia

    ResponderExcluir
  22. Todos vcs estão de parabéns! O nível dos debates está evoluindo. Continuem nesse ritmo.

    ResponderExcluir
  23. Seguindo exemplo de Paulo Freire, acho que não existe um método padronizado de ensino aprendizagem a ser depositado em nossos alunos; temos que fazê-los pensar, utilizando dos recursos e conhecimentos de seu cotidiano. No caso da Tecnologia da Informação para conseguirmos nos atualizar e nos preparar para o futuro, temos que ter as ferramentas adequadas e como poucos tem acesso a essas ferramentas, pelo menos as Instituições deveriam nos permitir esse acesso sempre que necessário.
    Sebastiana,
    1º ano de Pedagogia, noturno
    Campus Osasco.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Pati. Excelente Resposta sobre o papel do professor no processo e das ferramentas. Vc compreendeu o papel das TICs, PRODUTO E PROCESSO. Parabéns, vc está profundamente envolvida em um processo de letramento digital.Siga nesse caminho.

    ResponderExcluir
  25. Olá Aline, fico feliz por seu reconhecimento. Não elogiando a mim, mas porque vc despertou para a consciência da construção do conhecimento. Não sou eu o centro do saber, mas sim vc, ao despertar o interesse e a percepção para sua formação autônoma. Vc está percebendo o quanto vc é capaz de aprender e de se desenvolver e ao se permitir aprender. ( Paulo Freire : o ato de aprender demanda a humildade de quem o faz). Acho que não preciso dizer mais nada. Qualquer dúvida, leia o mestre Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Vanessa Siqueira e Debora Carloto.
    Uma coisa é fato. Não prática educativa, e/ou interativa em ambiente digital que não seja por meio da comunicação letrada, logo, está desencadeado um processo de alfabetização/letramento linguístico, mas sobre tudo digital.

    ResponderExcluir
  27. VANUZA, não carregue em seus ombros todo o peso do mundo. A formação do sec. 21. É diferente da do séc. passado. Hoje temos que ter a consciência de que somos mediadores, facilitadores, planejadores(designers do processo de aprendizagem), nossa função é desenvolver a capacidade de planejar atividades, pois a informação é livre e todos a ela tem acesso, cabe a nós professores selecioná-las e construir situações de aprendizagem, e nisso as TICs podem ser muito úteis, lógico, desde que nós sabíamos planejar processos, e não, produtos, pois mais importantes que estes, são os resultados, ou seja, desenvolver o senso crítico, a capacidade de pensar. Responder exercícios corretamente não significa competência reflexiva. lembre-se disso.Albert Eisten era péssimo em física, mas desenvolveu simplesmente, a teoria da relatividade.

    ResponderExcluir
  28. O avanço das tics no mundo atual,criou-se um novo conceito de vida fazendo-se necessário uma formação ampla e qualificada do professor, porque este docente irá se deparar com uma nova geração que esta nascendo em um mundo digitalizado, e desta forma o professor precisa romper paradigmas e se interagir com as mudanças contemporâneas.

    ResponderExcluir
  29. Maria Trindade

    Ola Professor tudo bem? Como as colegas já tinha dito eu estou achando muito difícil dar continuidade do meu trabalho mais tudo bem tudo tem um começo e um fim Obrigada tenha muito sucesso

    ResponderExcluir
  30. Formação de Professores

    Os professores precisam saber usar os recursos tecnológicos,para poder produzir suas atividades,plajenar suas aulas.E não somente levar os alunos ao laboratório,sem antes ter conhecimentos das tecnologias.Precisa-se formar professores com experiência,para que ele saiba transmitir a aprendizagem aos alunos.

    Juliana Nogueira 1 ano Matemática- Osasco

    ResponderExcluir
  31. Formação de professores

    Hoje em dia cada vez mais utilizamos dos recursos
    tecnológicos. Até mesmo para fazermos pesquisas sobre determinados assuntos. Os jovens de hoje em dia também sempre estao super atentos a todos os tpos de tecnologias que vão aparecendo. Então por que não utilizarmos destes recursos para aproximarmos ainda mais o aluno do conteúdo, uma vez que este é um "objeto" de interesse do aluno e que além de tudo pode auxiliar o professor a montar o seu planejamento.

    ResponderExcluir
  32. Enquanto houver essa resistencia das escolas professores, a convivencia de aluno e professores vira uma especie de duelo, muita coisa ja foi feita mais ha muito ainda o que fazer pra resolver isso, de certa forma temos essa responsabilidade de ajudar nessa transicao de escola manual pra digital.
    Na semana passada minha sobrinha que faz o ensino medio em uma escola do estado, pediu ajuda pra fazer um trabalho de historia falou que tinha uma idea de fazer em slides, fizemos um pequeno slide e baixamos ums videos que esplicava todo o assunto, ela me falou que a sala e muito dificil mais nesse formato conseguiu prender atençao dos alunos, o professor pediu que eu baixasse os videos pra ele.
    Nesse caso ficou claro pra mim que esse professor usaria Tics, so nao sabe como fazer.

    ResponderExcluir
  33. O uso de Tics é quebrar paradigmas no que diz respeito aos metodos educacionais tradicionais, porém no meu ver é a aproximação da realidade do aluno atual.
    É a tentativa de aproximação entre professor, alunos e seus "mundos".
    É também a diminuição da exclusão digital e consequentemente a social.
    A oportunidade do desenvolvimento global e a desmitificação da concorrência entre o "homem"/professor e a máquina,transformando ambos em aliados na ardua luta da Educação.

    ResponderExcluir
  34. A mudança de paradigmas Educacionais e Metodológicos; já não é uma questão a ser decidida, fica claro que ela já se tornou uma questão de adaptação já que novas formas de se ensinar já existem e as mudanças dos métodos tradicionais cedem espaço cada vez mais a novas tecnologias que dinamizam e dão maior rendimento ao ensino.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. É muito válido. Afinal de contas, temos que acompanhar o tempo para termos controle sobre ele e não ao contrário. Para entendermos nossos alunos, precisamos interagir com o meio em que eles vivem e as linguagens que utilizam. A tecnologia cresce a cada instante e em todo o mundo surgem novas mudanças, idéias, paradigmas, etc... É uma questão de necessidade acompanhar essas mudanças antes que elas nos atropelem e nos deixem estagnados perante nossos alunos.

    ResponderExcluir
  37. Cada vez que leio as postagens de vcs, sou surpreendido com pela maneira com estão amadurecendo. Parabéns a todos.O nível das postagens está cada vez mais alto, ou seja, mais científico, e menos senso comum. Ótimo.

    ResponderExcluir
  38. Pensando na Formação profissional,para o Serviço Social, a colaboração dos TICS e fundamental, mostrara que a educação tecnologica e uma das possiveis vias para preparar os agentes sociais a viverem numa sociedade onde todos ao seus membros tenham acesso aos beneficios da tecnologia.
    Nos dias atuais vemos o processo da globalização as diversidades culturais e a desigualdade social entre os povos.

    ResponderExcluir
  39. É necessário que o uso das TIC´S no ensino seja aproveitado de maneira satisfatória, pelo fato de elas(tic´s) não terem surgido especificamente para este fim, daí a necessidade da adequação dessas tecnologias á este segmento.Entendo ainda, a necessidade da inserção no ensino desde a formação inicial ao profissional afim de que sejam preparados para influenciarem na aprendizagem.José Roberto-1ºano Letras-Osasco

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Estamos tendo acesso a grandes mudanças e informações.Isso é muito bom vemos que em todas as áreas são necessárias as TIc's,isso nos leva à adquirir conhecimento,nos faz arriscar mais,deixando o tabu pra trás. Antes eu tinha medo de tentar alguma coisa e não dá certo e parecer ignorante,mais o contexto era outro,eu só ouvia falar,hoje estamos todos incluso neste universo e tudo que formos fazer requer esse mecanismo pra facilitar,expor,compartilhar ou apenas nos dá caminhos,informação.E tudo isso tem sido de grande proveito.
    Vanuza - Curso de História -Uniban - Campo LImpo

    ResponderExcluir
  42. Dentro desse novo panorama, de uso de novas tecnologias, sem sombra de dúvida, é importante a questão da prática educativa, da postura do professor, do seu posicionamento frente à tecnologia digital em uso na educação. Essas são questões que determinam a eficácia do processo de construção do conhecimento. Processo este em que a interação entre sujeito e objeto se constitui de forma dialética, assim sendo, o ensinante é também o aprendente.

    ResponderExcluir
  43. Professor Michel espero que esteja tendo um ano abençoado.Peço-lhe que qualquer novidade na área de Ti envia-me por favor agradeço-lhe imensamente.
    Um abrço

    ResponderExcluir