sexta-feira, 22 de maio de 2009

ATIVIDADE 01 - PAPEL DA ESCOLA EM UMA SOCIEDADE DIGITALIZADA

"A escola, como lócus institucional de construção de conhecimento, tem nos professores o alicerce de seu desenvolvimento, e se esses não forem capazes de compreender as mudanças que possam caracterizar a sociedade, dificilmente desempenharão seu papel formador em uma sociedade digitalizada (FRANÇA, 2007)."

Faça um comentário sobre o tema e não se esqueça de assinar sua postagem com o ano e curso. Ex: 1º Letras

29 comentários:

  1. Boa, professor.
    Isso serve para aqueles que pensam e agem como legítimos "professauros" desde o curso de formação.
    Todos deveríamos ter em mente que nos encontramos em um momento de transição, onde cada um de nós deve procurar adequar-se às novas situações que possam surgir no ambiente escolar, podendo, assim, desenvolver a atividade docente de maneira eficiente, compreendendo de vez que, uma vez que estamos entrando numa nova era, temos como obrigação entender a educação como algo dinâmico e que exige total entrega, tal como uma constante atualização.
    Abraços, professor!
    Fernando - Letras 2º Noturno - Uniban

    ResponderExcluir
  2. seu comentário é super coerente. É bom saber que você conhece e possui lucidez das reponsabilidades da carreira docente.Contudo, gostaria de saber o que você acredita ser o papel da escola e do professor em uma sociedade digitalizada ? Que tipo de habilidades e competências esse profissional deve possuir ? Um grande abraço e obrigado plea participação.

    ResponderExcluir
  3. Para uma escola digitalizada teriamos professores competentes para o uso dos PC juntos com a didática, sem perder o contato com os alunos
    o progresso é muito bom, mas o professor em sala é melhor.
    Cristina 2º Ano de Letras/Osasco/Noturno

    ResponderExcluir
  4. Acredito que define a importância do professor em constante transição de atuações. Uma vez que a sociedade o obriga a aprofundar - se no novo cada vez mais, não só como aquele que domina o conhecimento, mas que profundamente interaje com a era digital e os pensamentos atuais. Ser professor, é com todas as letras, "professar o que acredita" e sem dúvida estar a frente de tudo que surge ao nosso redor (até mesmo para filtrar).
    Afinal, não é ele que intermedia, apresenta, traz ao encontro do aluno o conhecimento?
    Para muitos, esta, continua como apenas pergunta, sugestão e não afirmação.
    Cecília Camila 2º Ano de Letras/Osasco/Noturno

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Para um mundo digitalizado, teríamos que ter globalmente pessoas na mesma dimensão, o que infelizmente não acontece na atual realidade. Acredito que o professor tem que estar presente na sala de aula, transmitindo seus conhecimentos e experiência para que novos professores possam ter a visão do que realmente é ser professor.
    Claudia F. Muller - 2º ano de Letras/Osasco/Noturno

    ResponderExcluir
  7. Claudia, seu comentário é super pertinente, entretanto, gostaria que vc pensasse no uso dos recuros digitais como como instrumentos mediadores do conhecimento, e isso pode ocorrer tanto em ambiente presencial quanto à distância. Sendo assim, será que há de fato a necessidade de se preparar os indivíduos para diferentes práticas sociais em uma sociedade digitalizada ? A quem cabe esse papel ?

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a escola reflete as mudanças que ocorrem em nossa sociedade, portanto em um mundo como o nosso em que a troca de informações acontece de forma cada vez mais rápida, o papel da escola será o de fornecer subsídios para que os alunos acompanhem essa nova sociedade digitalizada. Ao professor caberá atuar como “condutor” desse processo, através do estímulo à pesquisa, utilizando os meios digitais como mais um recurso pedagógico facilitando a inclusão desses alunos no mundo digital.

    Juliana Genario, Letras, 2º ano

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Um bom professor acha em qualquer meio um modo de imprimir no seu educando o censo de criticidade. Extrair da tecnologia uma abordagem atrativa, e que isso enseja em aprendizagem, é sinal que ele está se adequando ao este meio. Obviamente esta impressão não é substiuida pela máquina.
    Edson Luiz - 1° ano de letras - CL

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Entendo que o aluno chega na escola com muito conhecimento no meio digital, pois é esse meio que o chama a atenção.Portanto o papel da escola é utilizar este meio para facilitar o proçesso d aprendizado,para isso é necessario que a escola se adeque para oferecer ao aluno este meio que tanto o atrai.Contudo para total satisfação deste proçesso de aprendizado o professor tem de estar atualizado com este novo meio,para poder pasar ao aluno novos conhecimentos dentro deste meio digital.Conhecimentos que a sociedade o cobrará.
    Murilo 1°letras CL

    ResponderExcluir
  13. Murilo, me parece que seu ponto de vista traduz a necessidade do nascimento de uma escola mais atualizada e em harmonia com os novos desafios da sociedade moderna, principalmente, no que diz respeito ao letramento digital.

    ResponderExcluir
  14. Hello teacher!!!
    concordo com o que "The Closer" escreveu em relação aos professauros e de como é importante ser um professor atualizado! Estamos na "Era Digital", quase tudo se resolve pela internet, temos que acompanhar essa situação e usa-lá a nosso favor, mas para isso, é necessário que as escolas (verba) acompanhe essa mudança tambem. Não dá para cobrar só dos professores.

    KiSsEs!!!

    Paty, 2ºano Letras, Noturno

    ResponderExcluir
  15. Hello my student,

    Também concordo com vc em gênero, número e grau; entretanto, só investimentos financeiros não seria suficiente para adaptarmos a Escola a essa nova realidade, acredito que seja necessário pesquisa e cursos de formação para todos os profissionais de educação. Realmente, não podemos cobrar só dos professores. Contudo, eles são a base do funcionamento e desenvolvimento do trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá Professor Michel, o tema em debate é atualíssimo, e necessário para todos, pois é lamentante que algumas pessoas conseguem ficar estáticas com toda essa tecnologia, que só tem a somar com o desenvolvimento.
    Essa tecnologia veio nos trazer ferramentas viáveis para uma modernização. Não fazer parte dela, é como gerar uma deficiência de informações.Temos que ser amplos, e não empíricos, a ponto de desprezar o que é dinâmico.Acredito que temos que progredir de acordo com as necessidades que vão surgindo; é como um pedido de "socorro". Por exemplo: a educação em nosso país, é um pedido de socorro, mesmo sendo abstrato,podemos ver claramente a deficiência que persiste todos os anos.
    Nós, seres pensantes e formadores de opiniões,temos que ter a conciência que é necessário se adaptar, e criar vínculos para um bom desenvolvimento.

    NÓS, SOMOS CAPAZES.


    ALUNA: EDNA ROSA PRIMEIRO ANO - LETRAS
    30 de Maio de 2009 16:19

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Para um professor copreender uma sociedade digitalizada é necessário que se busque novos conhecimentos além dos já adquiridos, colocando-os constantemente em prática.
    Para formar professores capazes de aplicar as mudanças da era digital no processo de ensino, eles devem procurar se atualizar tão rápido quanto as mudanças que o cercam.

    Maria das Dores
    1º Letras - Uniban Campo Limpo
    nº34

    ResponderExcluir
  19. Michel, boa tarde.
    Respondendo a sua pergunta de 25/05, acredito sim que temos necessidade sim de preparar vários indíviduos para diferentes papéis sociais, pois estamos vivendo uma era digitalizada e temos que nos integrar, mais deveríamos mesclar essa nova era para que não tenha a chance de perdemos a presença do professor na sala de aula, que é um grande diferencial. E esse papel cabe ao professor e a aquele que queira aprender, buscando e se aperfeiçoando.
    Claudia F.Muller - 2o ano de Letras - Osasco

    ResponderExcluir
  20. Realmente tenho me surpeendido com as reflexões que tenho lido, pois demonstra o quão atual é o assunto e ao mesmo tempo o nível de consciência que os alunos dos cursos de licenciaturas tem a respeito de seu papel em uma sociedade digitalizacda, onde a escola é a porta voz do conhecimento sistematizado e deve oferecer essa formação se de fato almeja cumprir seu papel formador.

    ResponderExcluir
  21. Olá Profº Michel

    Numa sociedade em que a educação além de educar tem que desenvolver o trabalho de cuidador, é imprescindível que estejamos ao nível do PRE>> PREdispostos e PREparados. Predispostos no sentido de vontade da mudança, do fazer acontecer e Preparados como condição indispensável. Sempre tendo em mente o aluno que queremos formar e para qual sociedade. Se não propiciarmos através do ensino sistematizado essa oportunidade aos nossos discentes, eles correrão um grande risco de estarem a margem da sociedade, na qual se molda como uma sociedade digitalizada. Foi isso que vc idealizou para o seu aluno?
    Dora - 1º Pedagogia - Uniban Rudge

    ResponderExcluir
  22. Acredito que o trabalho do professor seja tão importante como de um maestro, todos os alunos tem habilidades, mas sem um regente dificilmente serão uma grande orquestra.
    As pessoas tem que se concientizar disso.

    Zuleika Juliene - 1º Letras - Campo Limpo

    ResponderExcluir
  23. Zuleika, entendo que sua visão a respeito do papel do professor é de que este precisa ser capaz de reger as transformações recorrentes dos avanços tecnológicos, e para tal é necessário a concientização geral da necessidade de cursos de formação voltado pra tal prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  24. Primeiramente, quero agradecer a todos pela participação, é muito bom saber que há tantos alunos preocupados com sua própria formação.Gostaria também de salientar que todos os comentários forma super coerentes e contribuiram muito para possamos pensar o estratégias que ajudem a pensaar o futuro da escola. Conto com a participação de todos para a próxima atividade.

    ResponderExcluir
  25. Matéria da Nova Escola que tem a ver com o assunto do seu post:

    http://revistaescola.abril.uol.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml

    Juliana Genario, 2º ano, Letras

    ResponderExcluir
  26. Ola Julina, dei uma olhada na matéria que vc me indicou e achei super pertinente e interessante. Muito obrigado pela indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  27. Acredito que os materiais digitais podem ter duas funções na escola: auxiliar o aprendizado ou naufragar o aprendizado. Na verdade o que depende é seu uso feito pelo professor que a príncipio deve antes de fazer uso em sala de aula, pesquisar,se interar, compreender e ter muito claro para sí os objetivos que pretende alcançar com tal trabalho. Atualmente tenho visto grupos de novos professores (recém formados)que infelizmente não tem interesse em inovar, criticam seus colegas e encontram problemas mas não se preocupam em bolar soluções para sana-los,creio que aí está o foco:os professores devem querer fazer diferença, usar todos os recursos possíveis a seu favor, desde a lousa ao computador, ter consciência de que a educação pode mudar o mundo atual não é suficiente,tem que querer, participar e até promover tais mudanças.
    Juliana Alves 2ºsemestre PDGL UNIBAN

    ResponderExcluir
  28. Tem que haver uma grande harmonia entre aluno e Professor, para que haja um perfeito aprendizado.
    Sem o Professor é muito difícil chegarmos a uma conclusão, mas para o Professor conseguir transmitir seus conhecimentos, primeiro ele precisa aprender a se conectar ao nosso mundo.
    Sebastiana Rodrigues de Oliveira,
    1º ano de Pedagogia, noturno.

    ResponderExcluir