quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ATIVIDADE - III


DO GIZ À ERA DIGITAL

A todos o membros da ALDEIA DIGITAL.

Apresente em forma de postagem um texto sobre a importância do estudo diacrônico feito a respeito do desenvolvimento da linguagem e dos meios de comunicação e informação, levando em consideração os processos de ressemiotização, multimodalidade, gêneros emergentes digitais e, principalmente, a questão dos multiletramentos.

Boa trabalho a todos.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A língua e suas Transformações

    Ao longo da história nossa língua vem sofrendo modificações. Estudos diacrônicos mostram que com a evolução a língua também se transforma. Tudo evolui em um determinado tempo e época. Sabemos que a linguagem utilizada para comunicação é transmitida de várias formas, a ressemiotização esclarece que a língua é formada por um conjunto de signos e símbolos que combinados nos permite a comunicação. A escrita e a oralidade utilizadas na nossa comunicação trazem na sua utilização a mesma importância, mais na classificação a escrita impressa é mais valorizada. Observando que a linguagem se constitui de vários signos e símbolos que unidos nos permite a comunicação, fica fácil compreender a importância da oralidade, já que passamos maior parte do tempo dialogando, falando e ouvindo, onde a fala, gestos e expressões são utilizados simultaneamente, transmitindo muito do seu locutor, algo que a escrita não revela a não ser que o redator decida descrever sua fisionomia e estado de humor. A preocupação hoje é com multiletramemto, com os avanços tecnológicos ficamos diante de uma forma de comunicação que foge dos conceitos e padrões tradicionais, a linguagem formal utilizada na escrita a punho está deixando de ser utilizada quando se trata de comunicação digital, onde a necessidade de se expressar e transmitir informação rapidamente elimina letras e utiliza-se de símbolos para expressar sentimentos. A implantação de multimídias em sala de aula é o avanço que a escola precisa como apoio, uma diretriz de conscientização, estabelecendo uma forma significativa de utilização dessa nova forma de comunicação, já que o que muda é a utilização de símbolos ao se comunicar, mais a forma de se falar e escrever continua a mesma, uma vez que os primeiros anos de vida as primeiras palavras são aprendidas no âmbito familiar e o primeiro contato com a alfabetização é estabelecido na escola com orientação de professores, onde os ensinamentos seguem os padrões formais estabelecidos por nossa sociedade. Devemos nos preocupar com a preservação da nossa língua formal mais, devemos levar em consideração adversidade de símbolos que nos cercam informado, comunicando de forma figurativa e indicativa, As mídias oferecem uma forma de lecionar dinâmica utilizando recursos onde podemos utilizar: vídeos, textos imagens, músicas, e muito mais, elevando a maneira de fixar conhecimento através das varias formas de linguagens. Atendendo as tendências de nossa época na história.


    Nome : Rosirene Pereira
    Curso : história
    Unidade : Campo Limpo.

    ResponderExcluir
  3. O estudo diacrônico é o estudo da língua levando em conta a sua evolução através do tempo, pois no decorrer da história, a Língua Portuguesa vem sofrendo constantes modificações.
    A linguagem é um poderoso meio de transmissão e de aquisição de conhecimentos, capaz de levar às novas gerações o que foi vivenciado pelas mais antigas, permitindo uma manutenção do que foi construído e criar condições para possíveis transformações.
    Na atual sociedade, a linguagem dos meios de comunicação de massa em que prevalecem as imagens e os sons (televisão), além de aprendizagem é entendida como apelo à afetividade, à repetição, à memorização de músicas e gestos, envolvendo personagens ficcionais, em que se pretende que as ideias, informações, valores, comportamentos, mensagens e apelos (principalmente comercial) sejam aprendidos.
    Afinal, a comunicação é mediadora das interações humanas essa perspectiva, do saber no mundo e sobre o mundo se dá na linguagem no sentido de escrever, ver, ouvir, e mostrar interesses que que se adaptam e se renovam com passar dos tempos. Cabe a cada um de nós saber interpretar e fazer bom uso do que é proposto pelos meios de comunicação.


    NOME: Janaina Germano da Silva n°91
    CURSO: Pedagogia
    Campus: Osasco / 1°A - noturo

    ResponderExcluir
  4. A tecnologia evolui a cada dia e nos permite evoluirmos, pois através dela descobrimos o mundo, e este, nos mostra tudo o que necessitamos.
    A tecnologia e a humanidade que se interliga a ela, são Diacrônicas, pois tudo que se diz respeito às evoluções é Diacrônico(Ferdinand de Saussure).

    Através das TICs, vamos dar novo significado aos nossos estudos e adquirirmos a cada dia novos e importantíssimos conhecimentos, fazendo assim um processo de Ressemiotização.

    A multimodalidade envolvendo combinações de fala, gestos, textos, processamento de imagens, a comunicação cara- a – cara, as tecnologias de mídia, internet, e-mails, imagens digitais, tem que ser ensinadas na escola, para que não haja educandos com pobre conhecimento visual, criando pessoas interativas e conhecedoras do Multiletramento e de todos os Gêneros Emergentes Digitais.

    ResponderExcluir
  5. Na vida tudo evolui e sofre modificações, assim como nossa lingua portuguesa passou por várias modificações, devemos também modificar os métodos de ensino e transformar nossas crianças em crianças com futuro promissor, seres pensantes capazes de aprender, compreender, codificar e decodificar não apenas textos, mas toda e qualquer imagem ou signos visíveis ao seu alcance.
    Estudar é muito importante, pois é através dos estudos que adquirimos conhecimentos e este nos abre as portas do mundo e nos trás a liberdade.

    ResponderExcluir
  6. A evolução tecnologica e uma perspectiva no surgimento do "Mundo Virtual" cada uma das gerações tem buscado tentativas de estrutura-las a partir de sua concepção pedagogica, compõe-educação e tecnologia numa tentativa de integração e não de justaposição, conceitos, sua finalidade e os novos paradigmas que estão colocados no mundo de hoje.
    No processo educacional, o que se pretende alcançar é que o individuo seja capaz de obter conhecimento, construi-los através de uma atitude reflexiva e questionadora.
    Em termos de uma educação para viver a era tecnologica, há que se pensar sobre valores subjacentes ao individuo, que pode criar, , usar, transformar as tecnologias, mas não pode se ausentar, nem desconhecer os perigos, desafios e desconfortos que a propria tecnologia pode acarretar.

    ResponderExcluir
  7. A linguagem altera-se diariamente conforme a necessidade do falante e do ouvinte, desde quando a linguagem foi desenvolvida ela está sendo aprimorada e continuará sendo.
    Tanto na forma falada quanto na escrita, nossa linguagem altera-se para cada vez mais atingir um número maior de leitores, fazendo com que estes se interessem mais pela informação que ali está sendo transmitida.
    A ideia hoje é de que a informação atinja o maior número de pessoas possíveis, e é ai que entra o modo como a linguagem é transmitida. Hora por professores ou educadores, jornais ou revistas, outdoors ou plaquetas, internet ou televisão, não importa como vamos fazer, o importante é chegar ao público alvo.
    A tecnologia vem nos surpreendendo cada vez mais com sua evolução. Hora inesperada, hora planejada.
    Para o aprendizado ela não pode ser diferente. Na parte da educação temos que nos aliar a tecnologia, assim fazendo o interesse dos alunos crescer cada vez mais. Um professor que tem um espaço digital em que o aluno perde menos tempo para fazer suas tarefas porque está direto no computador e para ele é mais fácil e simples, ganha de um aluno mais interesse por sentir-se valorizado com suas vontades de estar mais tempo conectado.
    A vida hoje é mais internauta, por que a educação não seria?
    A tecnologia é para o professor um desafio, e uma nova oportunidade. É só aprendermos trabalhar com ela.

    ResponderExcluir
  8. Bianca Dalonso - Turma de Letras - Campus Marte - Noturno

    ResponderExcluir
  9. O estudo diacrônico vem sendo modificado há cada momento da história, se evoluindo a partir dos novos meios que vem sendo surgindo com uma nova sociedade.
    Temos a escritas, imagens, simbolos e sons que sempre estão se modificando.Com eles podemos ter a infomação que precisamos e principlamente para se obter um dialogo entre as pessoas.
    No momento em que vivemos hoje, usamos muito a linguagem multimidia, com a ajuda da tecnologia, e suas informações só é entendidas de quem participa e a acompanha há essa evolução da sociedade. E colocando a participação do docente, é necessario que ele possa interagir com esses novos recursos e utilizar esse apoio de forma com que os seus educando possa interagir de forma empolgante a fim dos seus trabalhos e pesquisas.
    O docente a partir dos seus apoios e seus conhecimentos sobre a ferramenta, é necessario que ele saiba distinguir o que pode ser utilizado e o que é em fim é uma perda de tempo. E principlamente sempre estar se atualizando, conforme dido, as linguagens vivem em constante mudanças.

    ResponderExcluir
  10. A integração entre tecnologias, linguagens e representações tem papel preponderante na formação de pessoas melhor qualificadas para o convívio e a atuação na sociedade, conscientes de seus compromissos para com as transformações de seu contexto, a valorização humana e a expressão da criatividade.

    O acesso às informações, que são veiculadas em distintas mídias e em diferentes linguagens, possibilita que estejamos imersos na cultura da aldeia global e do mundo interconectado, o que traz influências em nossos sistemas de representação pessoais e coletivos. Entretanto, os significados que atribuímos às informações que nos chegam de todos os lugares, a qualquer momento, dentro de um fluxo incontrolável, se desenvolvem pela apropriação das informações que nos são significativas, de acordo com nossas crenças, atitudes, valores e concepções, que retratam nosso modo de vida e as formas simbólicas compartilhadas.Portanto, estamos diante de um sistema híbrido, que mescla o global com o particular, o contexto com o universal, o pessoal com o social, o convencional com o atual e com o virtual. Compreender essa complexidade, refletir sobre a diversidade de fontes de informações, desenvolver a criticidade para reconhecer sua origem e veracidade, e identificar suas potencialidades e contribuições para articular saberes cotidianos, científicos, técnicos, sociais, emocionais, artísticos e estéticos são ações que induzem a reflexão sobre quem somos e para onde queremos ir, para a redescoberta do ser humano.

    ResponderExcluir