quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ATIVIDADE - III


DO GIZ À ERA DIGITAL

A todos o membros da ALDEIA DIGITAL.

Apresente em forma de postagem um texto sobre a importância do estudo diacrônico feito a respeito do desenvolvimento da linguagem e dos meios de comunicação e informação, levando em consideração os processos de ressemiotização, multimodalidade, gêneros emergentes digitais e, principalmente, a questão dos multiletramentos.

Boa trabalho a todos.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A língua e suas Transformações

    Ao longo da história nossa língua vem sofrendo modificações. Estudos diacrônicos mostram que com a evolução a língua também se transforma. Tudo evolui em um determinado tempo e época. Sabemos que a linguagem utilizada para comunicação é transmitida de várias formas, a ressemiotização esclarece que a língua é formada por um conjunto de signos e símbolos que combinados nos permite a comunicação. A escrita e a oralidade utilizadas na nossa comunicação trazem na sua utilização a mesma importância, mais na classificação a escrita impressa é mais valorizada. Observando que a linguagem se constitui de vários signos e símbolos que unidos nos permite a comunicação, fica fácil compreender a importância da oralidade, já que passamos maior parte do tempo dialogando, falando e ouvindo, onde a fala, gestos e expressões são utilizados simultaneamente, transmitindo muito do seu locutor, algo que a escrita não revela a não ser que o redator decida descrever sua fisionomia e estado de humor. A preocupação hoje é com multiletramemto, com os avanços tecnológicos ficamos diante de uma forma de comunicação que foge dos conceitos e padrões tradicionais, a linguagem formal utilizada na escrita a punho está deixando de ser utilizada quando se trata de comunicação digital, onde a necessidade de se expressar e transmitir informação rapidamente elimina letras e utiliza-se de símbolos para expressar sentimentos. A implantação de multimídias em sala de aula é o avanço que a escola precisa como apoio, uma diretriz de conscientização, estabelecendo uma forma significativa de utilização dessa nova forma de comunicação, já que o que muda é a utilização de símbolos ao se comunicar, mais a forma de se falar e escrever continua a mesma, uma vez que os primeiros anos de vida as primeiras palavras são aprendidas no âmbito familiar e o primeiro contato com a alfabetização é estabelecido na escola com orientação de professores, onde os ensinamentos seguem os padrões formais estabelecidos por nossa sociedade. Devemos nos preocupar com a preservação da nossa língua formal mais, devemos levar em consideração adversidade de símbolos que nos cercam informado, comunicando de forma figurativa e indicativa, As mídias oferecem uma forma de lecionar dinâmica utilizando recursos onde podemos utilizar: vídeos, textos imagens, músicas, e muito mais, elevando a maneira de fixar conhecimento através das varias formas de linguagens. Atendendo as tendências de nossa época na história.


    Nome : Rosirene Pereira
    Curso : história
    Unidade : Campo Limpo.

    ResponderExcluir
  3. O estudo diacrônico é o estudo da língua levando em conta a sua evolução através do tempo, pois no decorrer da história, a Língua Portuguesa vem sofrendo constantes modificações.
    A linguagem é um poderoso meio de transmissão e de aquisição de conhecimentos, capaz de levar às novas gerações o que foi vivenciado pelas mais antigas, permitindo uma manutenção do que foi construído e criar condições para possíveis transformações.
    Na atual sociedade, a linguagem dos meios de comunicação de massa em que prevalecem as imagens e os sons (televisão), além de aprendizagem é entendida como apelo à afetividade, à repetição, à memorização de músicas e gestos, envolvendo personagens ficcionais, em que se pretende que as ideias, informações, valores, comportamentos, mensagens e apelos (principalmente comercial) sejam aprendidos.
    Afinal, a comunicação é mediadora das interações humanas essa perspectiva, do saber no mundo e sobre o mundo se dá na linguagem no sentido de escrever, ver, ouvir, e mostrar interesses que que se adaptam e se renovam com passar dos tempos. Cabe a cada um de nós saber interpretar e fazer bom uso do que é proposto pelos meios de comunicação.


    NOME: Janaina Germano da Silva n°91
    CURSO: Pedagogia
    Campus: Osasco / 1°A - noturo

    ResponderExcluir
  4. A tecnologia evolui a cada dia e nos permite evoluirmos, pois através dela descobrimos o mundo, e este, nos mostra tudo o que necessitamos.
    A tecnologia e a humanidade que se interliga a ela, são Diacrônicas, pois tudo que se diz respeito às evoluções é Diacrônico(Ferdinand de Saussure).

    Através das TICs, vamos dar novo significado aos nossos estudos e adquirirmos a cada dia novos e importantíssimos conhecimentos, fazendo assim um processo de Ressemiotização.

    A multimodalidade envolvendo combinações de fala, gestos, textos, processamento de imagens, a comunicação cara- a – cara, as tecnologias de mídia, internet, e-mails, imagens digitais, tem que ser ensinadas na escola, para que não haja educandos com pobre conhecimento visual, criando pessoas interativas e conhecedoras do Multiletramento e de todos os Gêneros Emergentes Digitais.

    ResponderExcluir
  5. Na vida tudo evolui e sofre modificações, assim como nossa lingua portuguesa passou por várias modificações, devemos também modificar os métodos de ensino e transformar nossas crianças em crianças com futuro promissor, seres pensantes capazes de aprender, compreender, codificar e decodificar não apenas textos, mas toda e qualquer imagem ou signos visíveis ao seu alcance.
    Estudar é muito importante, pois é através dos estudos que adquirimos conhecimentos e este nos abre as portas do mundo e nos trás a liberdade.

    ResponderExcluir
  6. A evolução tecnologica e uma perspectiva no surgimento do "Mundo Virtual" cada uma das gerações tem buscado tentativas de estrutura-las a partir de sua concepção pedagogica, compõe-educação e tecnologia numa tentativa de integração e não de justaposição, conceitos, sua finalidade e os novos paradigmas que estão colocados no mundo de hoje.
    No processo educacional, o que se pretende alcançar é que o individuo seja capaz de obter conhecimento, construi-los através de uma atitude reflexiva e questionadora.
    Em termos de uma educação para viver a era tecnologica, há que se pensar sobre valores subjacentes ao individuo, que pode criar, , usar, transformar as tecnologias, mas não pode se ausentar, nem desconhecer os perigos, desafios e desconfortos que a propria tecnologia pode acarretar.

    ResponderExcluir
  7. A linguagem altera-se diariamente conforme a necessidade do falante e do ouvinte, desde quando a linguagem foi desenvolvida ela está sendo aprimorada e continuará sendo.
    Tanto na forma falada quanto na escrita, nossa linguagem altera-se para cada vez mais atingir um número maior de leitores, fazendo com que estes se interessem mais pela informação que ali está sendo transmitida.
    A ideia hoje é de que a informação atinja o maior número de pessoas possíveis, e é ai que entra o modo como a linguagem é transmitida. Hora por professores ou educadores, jornais ou revistas, outdoors ou plaquetas, internet ou televisão, não importa como vamos fazer, o importante é chegar ao público alvo.
    A tecnologia vem nos surpreendendo cada vez mais com sua evolução. Hora inesperada, hora planejada.
    Para o aprendizado ela não pode ser diferente. Na parte da educação temos que nos aliar a tecnologia, assim fazendo o interesse dos alunos crescer cada vez mais. Um professor que tem um espaço digital em que o aluno perde menos tempo para fazer suas tarefas porque está direto no computador e para ele é mais fácil e simples, ganha de um aluno mais interesse por sentir-se valorizado com suas vontades de estar mais tempo conectado.
    A vida hoje é mais internauta, por que a educação não seria?
    A tecnologia é para o professor um desafio, e uma nova oportunidade. É só aprendermos trabalhar com ela.

    ResponderExcluir
  8. Bianca Dalonso - Turma de Letras - Campus Marte - Noturno

    ResponderExcluir
  9. O estudo diacrônico vem sendo modificado há cada momento da história, se evoluindo a partir dos novos meios que vem sendo surgindo com uma nova sociedade.
    Temos a escritas, imagens, simbolos e sons que sempre estão se modificando.Com eles podemos ter a infomação que precisamos e principlamente para se obter um dialogo entre as pessoas.
    No momento em que vivemos hoje, usamos muito a linguagem multimidia, com a ajuda da tecnologia, e suas informações só é entendidas de quem participa e a acompanha há essa evolução da sociedade. E colocando a participação do docente, é necessario que ele possa interagir com esses novos recursos e utilizar esse apoio de forma com que os seus educando possa interagir de forma empolgante a fim dos seus trabalhos e pesquisas.
    O docente a partir dos seus apoios e seus conhecimentos sobre a ferramenta, é necessario que ele saiba distinguir o que pode ser utilizado e o que é em fim é uma perda de tempo. E principlamente sempre estar se atualizando, conforme dido, as linguagens vivem em constante mudanças.

    ResponderExcluir
  10. Talita Coelho 1º Pedagogia Noturno CL

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A integração entre tecnologias, linguagens e representações tem papel preponderante na formação de pessoas melhor qualificadas para o convívio e a atuação na sociedade, conscientes de seus compromissos para com as transformações de seu contexto, a valorização humana e a expressão da criatividade.

    O acesso às informações, que são veiculadas em distintas mídias e em diferentes linguagens, possibilita que estejamos imersos na cultura da aldeia global e do mundo interconectado, o que traz influências em nossos sistemas de representação pessoais e coletivos. Entretanto, os significados que atribuímos às informações que nos chegam de todos os lugares, a qualquer momento, dentro de um fluxo incontrolável, se desenvolvem pela apropriação das informações que nos são significativas, de acordo com nossas crenças, atitudes, valores e concepções, que retratam nosso modo de vida e as formas simbólicas compartilhadas.Portanto, estamos diante de um sistema híbrido, que mescla o global com o particular, o contexto com o universal, o pessoal com o social, o convencional com o atual e com o virtual. Compreender essa complexidade, refletir sobre a diversidade de fontes de informações, desenvolver a criticidade para reconhecer sua origem e veracidade, e identificar suas potencialidades e contribuições para articular saberes cotidianos, científicos, técnicos, sociais, emocionais, artísticos e estéticos são ações que induzem a reflexão sobre quem somos e para onde queremos ir, para a redescoberta do ser humano.

    ResponderExcluir