segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ATIIVIDADE - IV


ATIVIDADE - IV


O ESPAÇO VIRTUAL NA EDUCAÇÃO, onde as reflexões feitas devem permear questões sobre o uso de Blogspost, Twitter, Skype, Orkut, Facebook, gmail e Googledocs no processo educativo, destacando as possibilidades que esses recursos de WEB 2.0 e seus respectivos conjuntos de ferramentas oferecem para a construção de SAVs (Salas Aulas Virtuais)

Boa sorte! É nossa última atividade

11 comentários:

  1. Atualmente o espaço virtual, é um dos maiores meios que nos leva a interagir com o ensino aprendizagem; pois é através das ferramentas como: blogspot, twitter,skipe,orkut, facebook, gmail, googledocs e várias outras, que fazemos pesquisas para trabalhos e projetos escolares, entramos em bate papo com colegas, professores e amigos para tirarmos dúvidas, compartilhar conhecimentos e também para publicar informações que servirão de fontes de pesquisas futuramente, reforçando assim as chamadas salas de aulas virtuais.

    ResponderExcluir
  2. Bianca Dalonso - 1º Ano de letras - Uniban Campus: Marte

    ResponderExcluir
  3. A importância da tecnologia e imprescindível no nosso dia a dia tornando-se importante ferramenta de auxilio na educação apartir de varias faixa etárias diferenciadas no ultimo século.
    Com essa inovação das TICs pela educação, tem possibilitado a inserção de pessoas excluídas, visando uma sociedade participativa e igualitária denotando assim á importância social mostrando a transformação do pensamento, da ação e do comportamento.
    O mercado de trabalho necessita de pessoas qualificadas e crescem as exigências educativas na sociedade, fazendo que o retorno á escola seja um dos motivos para o início de uma das qualificações impulsionados pela “ industria do conhecimento”

    ResponderExcluir
  4. Com o surgimento de espaços virtuais cada vez mais rápidos como twitter, facebook, orkut,googledocs,gmail,skype para a educação se torna ferramentas para um aprendizado muito mais dinâmico, o aluno pode estar em qualquer local, que só vai precisar de um computador conectado para agilizar seu aprendizado, hoje não precisa mais ir a uma biblioteca para fazer pesquisas e não há a necessidade de esperar uma próxima aula do professor para estudar o conteúdo das aulas. São ferramentas muito fortes que se forem bem utilizadas serão muito útil.

    Sou o Roberto 1° ano de matemática do Campo Limpo.

    ResponderExcluir
  5. Numa linha evolutiva tudo passa-se por transformações, um dos maiores exemplos é a linguagem. Para que a informação divulgada pela linguagem chegue ao maior raio de espaço possível, conseguindo atingir as mais variadas pessoas, é necessário que seja uma linguagem mais simplificada e até vale colocar alguns vícios de linguagem que chamem atenção para o texto, introduzindo o leitor nas ideias.
    Quando falamos de linguagem evolutiva podemos ligar diretamente a comunicação que passa pelos mais novos meios que temos e que surgem a cada dia.
    A tecnologia nos trouxe diversas vantagens, quando sabemos trabalhar com elas. As redes sociais nem sempre são como muitos críticos gostam de dizer, só para transmissão de bobagens, isso as fazem como grandes vilãs; as redes sociais são sim um dos meios mais fáceis para divulgar uma informação, e quando esta informação é de importância a todos, por que esta não poderia ser uma matéria de um professor, links sobre cursos, ou fóruns para discussões de algum assunto específico da aula?
    O problema é, "Como treinar um professor para se adaptar com a evolução tecnológica?"
    As faculdades hoje vem trazendo para o professor este suporte, o suporte de como utilizar uma rede social, um e-mail, ou um blog a seu favor, como sua nova aliada.
    Se os alunos estão lá, por que não podemos fazer com que a matéria também esteja?
    Muitos alunos às vezes não tem tempo em seu serviço, ou mesmo em casa para abrir o material didático para estudar, porém, é bem mais fácil de que ele esteja conectado a internet e acesse um site ou o Googledocs com toda matéria arquivada, onde ele pode baixar e ler os conteúdos necessários.
    Tudo evolui, por que a educação não pode acompanhar?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Diferentes ferramentas e recursos virtuais auxiliam a tornar mais fácil veicular a teoria à prática daquilo que é exposto em sala de aula. Em tese, o computador é aquilo que nós quisermos; pode ser quadro, caderno, manual, livro, enciclopédia, dicionário, lápis, borracha, caixa de cores, um meio alternativo de comunicação.

    ResponderExcluir
  8. As redes chegaram para ficar,Blogspost, Twitter, Skype, Orkut, Facebook, gmail e Googledocs entre outros, estão fazendo parte da vida de cada pessoa, sendo ela um profissional da educação, um estudante, um empresario ou simplesmente um trabalhador.
    Com ela podemos obter um diálogo, discussoes, postagens de ponto de vista, tirar dúvidas, trocar diverssas informações com pessoas que conhecemos e principalmente a quelas que não conhecemos pessoalmente, em fim fazer um vinculo de relação.
    Estando on line na rede estamos de uma forma livre para ter quais quer infomações e publicar quais quer pensamentos que queremos, sem que ninguem possa censurar a informação, ou o que queremos transmitir. Ao contrario doslivros, dos jornais, das revistaa, das radios e das televisões, que passam por uma revisão antes de ser colocados á mídia.
    Nas redes temos a liverdade de expressão.
    Mas como sabemos precisamos ser livres e saber utilizar a liberdade, e ter um bom senso de até onde vai a tal liberdade, lembrando que em uma rede nunca estamos sozinhos, e o que fazemos lá cria-se a nossa imagem que é vista em todos os lugares off line ou on line!
    A questão é: Como repassar as novas ferramentas de apoio para a educação? Para os agentes da educação?
    Hoje sabemos que os professores que venham atuando já na área ao longo período é difícil fazer com que ele aceite as novas ferramentas, dizendo que um livro pode ser um blog ou que a intrenet pode ser uma biblioteca. Mas aos poucos com a ajuda dos goventes em promover bonus aos professores que apresentarem um bom rendimento, estão ajudando eles mudarem a sua metodologia.
    Com os novos educadores que vem entrando na área, é bem comum que eles já começem a utilizar essas ferramentas mostrando que as redes são educadoras de modo que sejam manuseada de forma correta.
    Hoje nas universidades já aprendemos a ter esse contato com as rede, por meio do gmail enviamos trabalhos e fontes de pesquisas, no orkut e no facebook postamos fotos e trocamos ideias, nos blogs postamos o que estudamos, o que pesquisamos e elaboramos, criando desde já um instrumento de apoio que pode ser utilizado futuramente por os nossos alunos, feito por nós educadores.
    Mas não podemos esquecer, as redes são livres e sem limites, cabe a nós educadores colocar um certo limite sem tirar a liberdade.
    Educadores estão a frente dos aluno não para exigir que eles saibam, mas ensinar como utilizar de forma correta, a partir do que eles já sabem e já utilizam em seu dia a dia, não tirando aquilo que ele está acostumado a utilizar.É necessario tambem deixar que o aluno ensine o professor, pois neste momento da era tecnologica, um ensina para o outro, sendo todos profissionais, apartir dos seus conhecimento. Evoluindo como cidadão, construindo uma educação de qualidade, e construindo pessoas que percebem que é nessesario ajudar ao proximo.

    ResponderExcluir
  9. Talita Coelho 1º Pedagogia Noturno CL

    ResponderExcluir
  10. Desenvolver aulas práticas em um ambiente virtual é estabelecer um contato a mais com o aluno que vai além da sala de aula e conta com vários recursos que bem empregados garantem um ótimo resultado já que podemos utiliza-losos de várias formas, cada um com funções específicas prontas para serem utilizadas.O Twitter fornece uma comunicação rápida para seu usuário que recebem suas atualizações em tempo real;Já o Skype permite uma comunicação de voz através de um telefone fixo ou celular isso via internet, O BLOGSPOT permite uma integração de edição por vários membros além de fornecer um conjunto de ferramentas que permitem o acesso a outras mídias e redes sociais, temos também o Orkut,uma rede social que permite a integração com outras culturas com informações mundiais.
    Redes sociais como Facebook e Gmail fornece um espaço maior para armazenamento de informações a serem mantidas,isso tudo a serviço da educação onda as aulas já não são mais as mesmas de antigamente agora elas romperam barreiras que a levam para qualquer lugar a qualquer hora é só se conectar e pronto isso é um espaço a mais na escola, dentro e fora dela totalmente integrado e integrando alunos, tudo por um ensino melhor.
    Nome: Rosirene Pereira
    1º.ano de História

    ResponderExcluir
  11. Bom,quero parabenizar o senhor pelo projeto que tb me inscrevi! Fico orgulhosa de fazer parte do Aldeia Digital (entreguei meu trabalho em cima da hora,mas valeu). Espero que de mtos frutos,mais do que ja esta dando! A entrevista é a prova do que os alunos que se increveram ja sabem: UM PROJETO DA QUALIDADE DO SEU TEM QUE TER RECONHECIMENTO com toda a certeza! Obrigada pelo projeto e estamos todos juntos ao senhor...Parabens! Obrigada! Karen Vasconcelos http://facopartedainclusao.blogspot.com 1o ano de Pedagogia Uniban (ou Anhanguera)Campo de Marte 2011

    ResponderExcluir